top of page
Buscar
  • Foto do escritorNathalia Vieira

#5 TRADUÇÃO AUDIOVISUAL -Tipos de Acessibilidade em Libras

Você sabia que a Tradução Audiovisual Acessível (TAVA) é a chave para tornar qualquer mídia audiovisual inclusiva?


Descubra como a TAVA, que inclui a janela de Libras, pode transformar a experiência de surdos e ensurdecidos. Faça diferente e garanta a acessibilidade em todas as suas produções audiovisuais. Confira o infográfico #5 da série gratuita 'Tipos de Acessibilidade em Libras' e faça parte dessa mudança!



Baixe o seu infográfico #5 em PDF, com acesso há todos os links aqui:

#5 TRADUÇÃO AUDIOVISUAL - Acessibilidade em Libras
.pdf
Fazer download de PDF • 2.94MB

Ou em imagem para ter no seu smartphone sempre que precisar:


#pratodosverem vídeo na horizontal. Na capa a foto de Nathália Vieira, mulher negra cabelos cacheados, fazendo o sinal de TRADUÇÃO em Língua de Sinais. O título diz TAVA Tradução Audiovisual Acessível - Confira e uma seta apontando para a imagem. O Restante do vídeo são imagens recortadas do infográfico descrito à seguir.


Infográfico retangular na vertical com o logo Nathália Vieira no topo e o Título Acessibilidade em Libras - #5 Tradução Audiovisual. Uma imagem de pontos e linhas conectados com o ícone de pessoa no primeiro, seguindo desordenadamente semitransparente um plano atrás do outro. Abaixo 3 retângulos semitransparentes cinza claro, divididos nos títulos:


O QUE É

"A Tradução Audiovisual (TAV) é a tradução destinada ao cinema, à televisão, ao vídeo e à multimídia, de textos audiovisuais – como filmes, séries, documentários –, e é feita em quatro modalidades básicas: a dublagem, a legendagem, as vozes superpostas e, mais raramente, a interpretação simultânea.." - Revista Caracol da USP, nº14/2017.


Mas existe uma classificação cada vez mais popular que é a Tradução Audiovisual Acessível (TAVA), que compreende: audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) e a janela de Libras (que pode ser uma tradução ou uma interpretação dependendo do contexto).


QUANDO CONTRATAR

Qualquer mídia audiovisual tem que ser acessível e ponto. Desde publicidade, conteúdos, sites, lives, TV, cursos, tutoriais, videogames, documentários, filmes, séries....


EXEMPLOS

Óbvios, como as redes de TELEVISÃO:

Abaixo uma imagem de televisão com a cena de Nathália Vieira, mulher negra, cabelos cacheados na altura dos ombros, veste blusa preta lisa 3/4 e interpretando em uma janela de libras em uma plenária na TV Câmara da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. com um ícone de uma mão indicando para clicar.


Ao lado esquerdo os dizeres e nas REDES SOCIAS com um ícone de um a mão indicando para clicar na figura de um smartphone com o vídeo de um story no Instagram do SICREDI @sicrediuniaoprsp de uma mulher falando, com uma legenda em faixa rosa e Nathália Vieira interpretando em Libras no lado inferior esquerdo do vídeo.

Ao lado direito a imagem da capa do e-book 'Guia Interativo de Acessibilidade em Libras' - Nathália Vieira. Em seguida os dizeres:


Faça melhor.

Faça diferente.

Faça com a gente.


@nathaliavieiralibras


27 visualizações0 comentário
bottom of page