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  • Foto do escritorNathalia Vieira

Comunicação Acessível - o quê, porquê e quem? #INFO1/2022

Atualizado: 9 de abr. de 2022

Acessibilidade é um assunto em alta há algum tempo. A revolução das pessoas com deficiência (PCD) junto ao movimento contra o apartheid na África do Sul nos anos de 1960 e as marchas e lutas lideradas por um grupo hippie de pessoas com deficiência pelo reconhecimento dos seus direitos como cidadãos e o direito à acessibilidade nos E.UA, entre os anos 1950 à 1070, foi o pontapé para os muitos avanços conquistados pelas PCDs.


No entanto, assim como a necessidade de leis punitivas à violência indicam quanto uma determinada sociedade ainda é violenta, o mesmo podemos dizer sobre como a necessidade de leis de inclusão mostram que uma sociedade é excludente. Não me entenda mal, a legislação especifica sobre acessibilidade é uma vitória sim. Contudo, os passos lentos em implementar tais leis e normalizar a acessibilidade mostram proporcionalmente o quão ainda excludente e preconceituosa com as pessoas com deficiência a sociedade é.


Em alguns países as coisas avançaram a passos mais largos enquanto em outros parece que nem houve a largada. No Brasil podemos dizer que estamos em algum lugar do meio do caminho. Somos o país com uma das legislações mais completas nesta área, mas também somos um dos países menos acessíveis.


Avançamos em acessibilidade para pessoas com deficiências físicas, construímos rampas, rebaixamos calçadas, instalamos banheiros maiores, com vasos sanitários e pias mais baixos, colocamos barras de apoio e instalamos elevadores.

Contudo pouco se fez para a acessibilidade de pessoas com outras deficiências, como as deficiências intelectuais e as deficiências sensoriais. Então vale a pena nos perguntarmos: O que é acessibilidade, para quem é necessária e por quê?


O QUE É ACESSIBILIDADE?


Dando uma de Mário Sérgio Cortella, segundo o dicionário Significados .br "Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, aquilo que é atingível, que tem acesso fácil." Ela vem do "termo que dá origem a palavra em Latim accessus, que significa “aproximação, chegada”. Essa palavra em Latim vem de accedere, formada por AD-, que significa “a” ou “em” e cedere, que significa “ir, mover-se”. Então podemos entende-la como a mover-se ou agir cedendo as necessidades de uma determinada pessoa ou grupo para que ela/eles conseguirem se aproximar das mesmas condições de chegar a determinado, local, meta, serviço ou direito que os demais.


Ninguém melhor do que a própria pessoa com deficiência para definir este conceito, é isso que @talitacasasus faz:

"A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas." (A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - diariodaincusãosocial.com)

Pois bem, você pode pensar, por isso construímos rampas, elevadores e tudo mais. Correto! MAS... para possibilitar que uma pessoa surda, ou cega, ou com baixa visão, ou ainda surdocega viva com "independência e exerça seus direitos de cidadania e participação social", rampas e outras adaptações arquitetônicas não atendem às suas necessidades.


Com isso já começamos a entender o quem da questão.


ACESSIBILIDADE PARA QUEM?


Quando falamos de acessibilidade não estamos falando de um só conceito, ela se subdivide em vários tipos, como a Acessibilidade atitudinal, Acessibilidade arquitetônica., Acessibilidade metodológica, Acessibilidade instrumental, Acessibilidade programática, Acessibilidade nas comunicações e tantas outras. Vai depender de quem é o público alvo e a perspectiva adotada.


Neste texto e neste blog vamos falar de acessibilidade nas comunicações para as pessoas com deficiências sensorias, que nada mais é do que as pessoas surdas, com deficiência auditiva, cegos, com baixa visão e surdocegas. Mas daí você pode estar se perguntando por quê vamos nos focar nesse público?


POR QUÊ AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL?


Bem, primeiro devo deixar claro que quando focamos neste tipo de acessibilidade especifica nas comunicações não estamos nos esquecendo ou diminuindo a importância das demais. Estou apenas me restringindo ao meu campo de conhecimento e formação. Fica aqui registrado meu incentivo que você pesquise e conheça mais os demais tipos de acessibilidade.


Mas como o neurologista Oliver Sacks questiona em seu livro 'Vendo Vozes': "O que acontece com um ser humano se ele não aprender uma língua? Como se comunicará?" Tudo na nossa vida, todas as construções sociais que fazemos, o como compreendemos o mundo passa pela comunicação.


"Joseph nasceu num mundo de silêncio absoluto e jamais pode ter qualquer contato com a linguagem. Agora, aos 11 anos de idade, foi matriculado em uma escola para surdos. No saguão do prédio ele olha com ansiedade para as bocas e as mãos movimentando-se à sua volta. Parece compreender que há algo extraordinário acontecendo entre as pessoas. Tem sensação de que lhe falta algo de precioso. Algo que ele não sabe exatamente o que é. Está excluído, mas não sabe de quê” (Vendo Vozes - Oliver Sacks)

Se para uma pessoa cega a falta de acesso a língua escrita, os sinais visuais e outras convenções sociais baseadas na imagem pode trazer sérios prejuízos e riscos, podemos imaginar como é o mundo de uma pessoa surda.


Alguém que vive num mundo estrangeiro, uma língua, uma profusão de imagens e informações numa língua que ela não pode compreender. Como é ser surdo, como é ser cego ou ainda surdocego só nos cabe imaginar, temos que ouvir os sujeitos que vivem isso na pele, não nos cabe dizer o que precisam ou como se sentem.


No entanto, o que nos cabe, o que é urgente, é lhes fornecermos aquilo que eles nos apontam como necessário para terem acesso aos mesmos direitos, oportunidades, informações e lugar de fala que temos.


No Brasil temos mais de 10 milhões de pessoas surdas e mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual. Lembrando que estes números já estão defasados por falta do censo, que foi suspenso durante a pandemia do COVVID-19. Essas pessoas são tão brasileiros quanto nós, são tão consumidores, trabalhadores, alunos, pais, mães e filhos quanto nós.


Acessibilidade na comunicação é um DIREITO DELES e um DEVER NOSSO. Para isso, é urgente que as empresas de telecomunicação, as mídias na web e fora dela providenciem que o conteúdo que produzem seja acessível


COMO GARANTIR ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO

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Algumas iniciativas pontuais tem sido notadas como a repercussão sobre a Libras no Big Brother Brasil, de outras Línguas de Sinais no Brasil, como a Cena mostrada pelo Fantástico há poucos dias, ou as matérias sobre o primeiro ator surdo, Troy Kotsur indicado ao Oscar 2022. Mas o que a comunidade surda brasileira quer é acesso real as comunicações televisivas e na web.


A Constituição garante o principio da igualdade e acesso às pessoas com deficiência, para cobrir a lacuna operacional da constituição, a partir de 16 de novembro de 2017, entrou em vigor a INSTRUÇÃO NORMATIVA nº. 128, de 13 de setembro de 2016, na qual todas as empresas de produção, distribuição e exibidoras de conteúdo devem adequar suas atividades as normas de acessibilidade audiovisual, Além de termos a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 e a Lei do consumidor que deveriam garantir essa acessibilidade.


Daí vem a necessidade da acessibilidade atitudinal das empresas de produção, distribuição e exibidoras de conteúdo em acatar essas leis e providenciar na prática essa acessibilidade na comunicação por meio de janelas de libras do tamanho e posição adequados, um serviço de close caption realmente funcional e audiodescrição. Sem a retirada das barreiras toda lei e posicionamento público de empresas sobre valores pro diversidade e acessibilidade cai por terra.


E, um ponto que necessita de grande atenção e maiores discussões é que não basta apenas disponibilizar a acessibilidade, sem cuidar da QUALIDADE destes serviços. Se o público consumidor em geral merece alta definição, som de qualidade, velocidade de transmissão e conteúdo atualizado, o público surdo, cego e surdocego também merece.


PROFISSIONAL DE QUALIDADE E DESENHO UNIVERSAL


Desde compreender qual as possibilidades e limitações do seu projeto de comunicação é importante ter uma consultoria em acessibilidade especifica para que gastos desnecessários sejam realizados ou que um projeto em sua concepção crie barreiras desnecessárias. Este consultor vai lhe chegar o mais próximo de um designer universal de comunicação e vai lhe indicar as diferentes estruturas possíveis para seu projeto, quais tipos de profissionais (intérpretes de libras, audiodescritores, softwares, etc) e quantos serão necessários.


Este planejamento vai lhe possibilitar cortar taxas de terceirização desses serviços, vai lhe dar segurança de oferecer um produto com um design completamente acessível e harmonioso. Além de certeza que agradará o público alvo, fidelizando o seu consumo e projetando uma imagem de acessibilidade e respeito à diversidades real.


Para conhecer os serviços e soluções que ofereço e para contribuir com um conteúdo relevante sobre a temática é que inauguro este blog e a série de textos com infográficos para lhe ajudar a internalizar e multiplicar estas informações. Sejam bem vindos ao blog da Nathália Vieira - Libras!!!

E não se esqueça de conhecer o site (www.nathaliavieiralibras.com.br), meu perfil e conteúdos no LinkedIn e nas demais redes sociais.

#paratodosverem Infográfico na vertical de fundo preto com o título COMUNICAÇÃO ACESSIVEL em letras azuis em destaque com os dizeres #INFO 01/2022 em letras brancas menores abaixo. Ao lado o logo Nathália Vieira - Soluções em Acessibilidade que consiste no meu avatar, uma mulher negra de cabelos cacheados acima dos ombros e camisa preta, dando um joia saindo de trás do símbolo acessível em libras azul e branco redondo.


As imagens e textos acompanham uma linha azul central marcada com pontos circulares, sendo o primeiro com um grande circulo azul com a frase VOCÊ SABIA? em letras brancas e abaixo os dizeres: Que acessibilidade tem que ir muito além de rampas e elevadores, a comunicação também precisa ser acessível para todas as pessoas. Ao lado a figura em azul e branco de um homem de óculos segurando um mouse e olhado para a tela de um computador desktop com um layout de site ao fundo e uma seta apontando para os símbolos de sem som, deficiência visual, deficiência física e de audição.


Na seção abaixo uma figura oval azul do lado esquerdo com a frase PARA TODOS em branco. Ao lado direito os símbolos da surdez e acessível em libras com PESSOA SURDAS em azul e abaixo em letras brancas menores: Libras, Legendas, recursos e informações visuais; Abaixo os símbolos de deficiência visual e audiodescrição com PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO em azul e em letras brancas menores: Audiodescrição, softwares leitores de tela, letras ampliadas, esquemas de cores e iluminação acessível e avisos sonoros; Do lado esquerdo o símbolo de surdocegueira com PESSOAS SURDOCEGAS em azul e em letras brancas menores: Tipos variados de comunicação baseadas no tato ou adaptada à baixa visão.


Na seção abaixo uma figura de 5 estrelas douradas enfileiradas na horizontal e três pessoas: um homem negro cadeirante apontando para uma tela com um balão com desenho acima da sua cabeça de lâmpada, uma mulher com notebook na mão outro homem em pé com uma caneta apontada para tela. Ao lado uma figura oval azul com a frase PROFISSIONAL em branco. Abaixo em letras brancas menores: Apenas parecer acessível não é ser acessível. Para garantir qualidade e alcançar à todos precisa de profissionais com formação especializada: Intérpretes, Guia-intérpretes, Audiodescritores etc, por isso busque um consultor para lhe orientar.


Na última seção a figura oval azul com a frase UNIVERSAL em branco. Abaixo em letras brancas menores: O grande desafio é criar um designer eficiente e harmonioso esteticamente com a sua mídia. Para isso, é essencial ter uma consultoria especializada desde o início do projeto, apenas assim coordenar todos os recursos simultaneamente de maneira à atingir todas as pessoas e ser acessível de verdade. Ao lado direito uma figura do meu avatar saindo da tela de um notebook e segurando uma das mãos de um circulo de mãos de várias cores.


Por fim uma facha azul com a frase SAIBA MAIS E COMECE JÁ seguido do logo do Linkedin com um código QR abaixo. Em sequencia o número (31)97575-8787 com o logotipo do whatsapp, nathaliavieiralibras@gmail.com com o logo do Gmail, Nathália Vieira - Vida Profissional com o logo do Facebook e @nathaliavieiraminhavidaprofissional com o logo do Instagram.

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