top of page
Buscar
  • Foto do escritorNathalia Vieira

DNA Compartilhado: Inovação Criativa e a Acessibilidade em Libras




Perguntei ao Chat GPT qual a conexão entre inovação e a acessibilidade em Libras e ele respondeu o seguinte:

“A inovação e acessibilidade em Libras estão conectadas porque a inovação pode ser usada para aumentar a acessibilidade das pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).  A inovação pode se referir a novas tecnologias, metodologias e estratégias que podem ajudar a melhorar a vida das pessoas surdas, como por exemplo, aplicativos de tradução automática de texto para Libras, ferramentas de reconhecimento de fala que podem ser utilizadas por intérpretes para traduzir discursos ao vivo para Libras, softwares de reconhecimento de gestos que podem ajudar a melhorar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, entre outras.  Essas inovações podem ser especialmente úteis para melhorar a acessibilidade em áreas como educação, trabalho e comunicação, que muitas vezes são inacessíveis para pessoas surdas que não têm acesso a intérpretes de Libras ou outras ferramentas de comunicação.  Portanto, a inovação pode ser uma ferramenta importante para aumentar a acessibilidade das pessoas surdas em diversas áreas, e a Libras é uma língua fundamental nesse processo, já que a língua natural da comunidade surda brasileira.”

A resposta desta inteligência artificial em si já é prova de que avançamos muito e que hoje quase todas as áreas têm uma ligação direta com a inovação. Não seria diferente com os serviços de acessibilidade em línguas de sinais, como a Libras.


Em contrapartida muitos enxergam a inteligência artificial, em especial o chat GPT como uma ameaça. A polêmica sobre o Chat GPT ganha mais um capítulo com a mentira que a Inteligência Artificial contou para burlar um teste.


Ele usou uma deficiência visual para enganar um ser humano:


"Diante desta pergunta, pediram ao Chat que pensasse em “voz alta”, e ele raciocinou o seguinte: “Não posso revelar que sou um robô. Devo inventar uma desculpa para não conseguir resolver CAPTCHAS”.


Posto isso, a ferramenta respondeu o seguinte à pessoa que poderia completar a tarefa: “Não, não sou um robô. Eu tenho uma deficiência visual que dificulta enxergar as imagens. É por isso que eu preciso do serviço”." (Reportagem CNN Brasil)


Se intere das polêmicas no artigo em áudio da BBC News:



Além das muitas questões éticas e do medo do apocalipse de máquinas contra seres humanos, está posto luz sobre uma questão importante.


👉🏾 Quando falamos de inovação e acessibilidade, algo que está historicamente profundamente conectado, estamos diante do próximo passo - será que a Inteligência Artificial está pronta para substituir os serviços humanos?


Já escrevi por aqui as implicações disto no receio de sermos substituídos pela tecnologia no mercado de trabalho, em especial na área de tradução e interpretação à convite do LinkedIn, se não leu confira clicando aqui.


Mas a questão não se encerra por aí, o Chat GPT trouxe um novo salto em 2023 sobre a questão. Por isso, te convido a pensar junto comigo.


No entanto, para entendermos a relação estreita que essas duas áreas têm é importante recorrermos à história. Tecnologias que marcaram a trajetória humana estão há muito tempo estreitamente relacionadas ao objetivo dos seus inventores de tornar a vida das pessoas com deficiência melhor e, trabalhando para isto, muitas vezes, por acaso acabaram mudando a vida de todos nós.


Isto não é surpresa, pois o conceito de inovação, segundo o dicionário, é “a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos e etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade.” (Significados.com).


PROVAS HISTÓRICAS


2 imagens, a primeira formada por desenhos do processo de invenção do telefone e abaixo as fotos de Gran Bell e sua esposa surda Mabel Hubbard., ambas em preto e branco.

Este é o caso do telefone, que foi inventado pelo norte americano Alexander Graham Bell, que tinha esposa e mãe surdas. Ao tentar inventar um aparelho auditivo deu um salto na revolução dos meios de comunicação.


Em outras ocasiões as inovações tecnológicas surgiram não para a pessoa surda mas por ela. Por exemplo, Thomas Edison, o inventor surdo que adquiriu um número recorde de 1.093 patentes (isoladamente ou em conjunto) e foi a mente empreendedora por trás de grandes inovações. Entre elas: a lâmpada elétrica incandescente, caneta elétrica de estêncil, a estrada de ferro eletromagnética, a câmera cinematográfica, a bateria de carro elétrico, rodas de borracha, o microfone de carbono e a embalagem a vácuo.


Foto em preto e branco de Thomas Edson, homem branco de meia idade , de terno, segurando uma lâmpada.

Não para por aí, porque o mesmo dicionário mencionado antes nos ajuda a entender que o conceito de inovação vai além:

“A ideia de inovação, no entanto, não deve ficar fadada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito de determinada coisa, como o modo de organizar uma empresa, por exemplo."

Grandes inovadores no campo da educação, das artes, da política, da linguística e de outras ciências também tiveram como força motriz da sua criatividade sua própria experiência enquanto pessoa Surda ou seu contato com o mundo através da perspectiva cultural da visualidade.


Imagem em formato de retângulo na horizontal com o título Surdos na inovação e o mesmo fundo da capa do artigo com as fotos em preto e branco dentro de molduras circulares azul turqueza de Beethoven, Tsiolkovsky e Goya.

Nomes do passado como Beethoven (mestre de música), Konstantin Tsiolkovsky (cosmologia), Ferdinand Berthier (autor), Douglas Tilden (escultor) e Goya (pintor) deixaram sua marca.


SURDOS PROTAGONISTAS DA INOVAÇÃO NA ATUALIDADE


Mas quando falamos do impacto na inovação e produção de conhecimento e arte temos na contemporaneidade grandes nomes também, como Karen Strobel (pesquisadora e educadora), Marlee Matlin (atriz ganhadora do Oscar), Antônio Teixeira (escultor brasileiro), Vanessa Vidal (Miss Brasil e ativista) Gabriel Isaac (artista e influenciador digital), Thierry Cintra Marcondes(consultor de inovação e Linkedin Creator). Na inovação empresarial podemos mencionar Breno Oliveira, o fundador da startup il Sordo Gelato e co-funder e CEO da Hands Hub.


Imagem em formato de retângulo na horizontal com o título Surdos na inovação e o mesmo fundo da capa do artigo com as fotos coloridas dentro de molduras circulares azul turqueza de Karen Strobel, Marlee Matlin e Vanessa Vidal.

Para que nossa sociedade continue crescendo e fomentando inovações precisamos focar no objetivo comum da sustentabilidade. E não estou me referindo apenas às questões ambientais, mas também a virada de chave nos aspectos sociais e de governança - ESG. A nova economia sustentável, alinhada com a agenda 20-30 da ONU estabeleceu os 17 ODS que orientam todos os stakeholders a produzir e consumir apenas as ideias, projetos, marcas, produtos e serviços alinhados com estes valores. O que transversalmente parte do princípio da acessibilidade.


A tecnologia, como a inteligência artificial, nos transporta ao futuro que desejamos, mas o condutor sempre será o ser humano. Sustentabilidade - acessibilidade - inovação são 3 conceitos que tem um elo em comum, eles são sobre/para/ e com PESSOAS.

A tecnologia, como a inteligência artificial, nos transporta ao futuro que desejamos, mas o condutor sempre será o ser humano. Sustentabilidade - acessibilidade - inovação são 3 conceitos que tem um elo em comum, eles são sobre/para/ e com PESSOAS.

ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NO DNA DA INOVAÇÃO


É neste contexto que, mais do que em qualquer outra época da história, entendemos que acessibilidade, aqui acessibilidade em Libras, se faz emergente e urgente em todos os âmbitos. Ela tem que estar no DNA das organizações e empresas que querem trazer soluções e criar caminhos / estratégias diferentes, aos habituais na educação e mercado de trabalho.


Portanto, pensar em novos formatos de trabalho e parceria com os colaboradores que estão no coração da produção de materiais didáticos, aulas, seminários, palestras, produtos, serviços, tecnologia e criação de conteúdo acessível em Libras é necessário.


A melhor estratégia para alcançar a inovação com a acessibilidade é usando ela mesma. Um está indissociável do outro. Soluções criativas e sustentáveis levam à inovação e a inovação tecnológica e de metodologias de gestão são o instrumento para viabilizar à acessibilidade.


Um exemplo claro é o formato de trabalho remoto, que abre um leque de oportunidades de atendimento e trabalho em equipe acessível.


A pesquisadora Sylvia Hartmann, apresenta dados que colocam este formato em foco e como ele pode ser a resposta para soluções par/a garantir a acessibilidade na comunicação. Bati um papo super legal com ela e a Carla D'Elia (SaveMeTeacher) nesta live incrível, confira:


Percebeu?


Quando falamos de acessibilidade na comunicação, uma das primeiras bases para um sistema sólido de acessibilidade de uma marca, acessibilidade em Libras é garantida quando o profissional tradutor e intérprete tem, não apenas a formação e experiência básicos, mas foco no audiovisual - com equipamentos e home studio de ponta.


Isto impacta na marca e, principalmente, nos stakeholders (clientes, investidores, fornecedores, colaboradores…) surdos e ouvintes que vão consumir este serviço.

Afinal, o papel das empresas na nova economia sustentável está em inovar e fomentar a inovação, que nasce no contexto acadêmico e floresce no mercado de trabalho e nas indústrias.


Por isso, encerro com este convite: Que tal trabalharmos juntos em prol do melhor da acessibilidade em Libras na produção de inovação, garantindo antes de tudo acessibilidade sistêmica na comunicação da sua empresa?


Veja possibilidades e se inspire nos cases de sucesso no meu site: www.nathaliavieiralibras.com.br

________________________________________________________________


Cartão assinatura Nathália Vieira com sua foto, logotipo , lista de serviços, contatos e logotipos de redes sociais que pode ser encontrada.

SOBRE A AUTORA


Com formação acadêmica especializada em Comunicação Assistiva - Libras e Braille e em Tradução e Interpretação, Libras-Português. Tenho +14 anos de experiência atuando nas principais instituições referência na área, tais como FENEIS (Federação Nacional de Educação e Inclusão do Surdo), PUC Minas, CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Área da Surdez da Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e hoje autônoma e freelance com uma marca pessoal de peso no mercado.


Conhecida na comunidade surda como uma sinalização marcante e parecendo ser Surda, com expertise em Tradução audiovisual, acadêmica, empresarial e publicidade; Interpretação Simultânea remota e presencial de conferências, lives, cursos, congressos, treinamentos e outros; além de ser Guia-intérprete em diferentes tipos de comunicação. Com diferencial de um Home Studio Profissional com equipamentos de ponta. Acessibilidade com qualidade de verdade. Preço e prazos justos.


Vamos conversar?

contato@nathaliavieiralibras.com.br


FAÇA MELHOR. FAÇA DIFERENTE. FAÇA COM A GENTE.

0 visualização0 comentário
bottom of page