top of page
Buscar
  • Foto do escritorNathalia Vieira

Eleições - Respeito pela acessibilidade em Libras???

Foi dada a largada oficial nesta semana (16/08), para as eleições no Brasil. Muitos podem pensar que não há período com mais acessibilidade audiovisual em Libras do que as eleições - SERÁ?


⚠️A pesquisa feita por por Angelim e Nascimento neste ano (2022) sobre a Acessibilidade em Libras nas eleições presidenciais de 2018 apontou que NENHUM CANDIDATO SEGUIU OS PADRÕES DA ABNT, pela NBR 15290/05. 🙈


Os autores criaram um película no formato que a NBR 15290/05 e colocou em frente as propagandas de cada candidato. Observe no carrossel abaixo.


Pensar que ZERO, nenhum, candidato para representante democrático da nação se preocupou com as pessoas Surdas é assustador.


E mostra a urgência de agirmos para mudar essa situação, afinal como os +10 milhões de pessoas surdas e surdocegas vão exercer o voto consciente se não tem acesso as campanhas? 😱


Pior, não tem acesso as notícias, debates e reflexões nem na TV, nem no YouTube e demais redes sociais? 👀


Temos raríssimos bons exemplos do que toda a indústria Audiovisual, temos:


✅ o programa Roda Viva na TV Cultura - Fundação Padre Anchieta que lidera em acessibilidade em Libras;


✅ o canal Tempero Drag de Rita Von Hunty que se reinventou adicionando o Intérprete de Libras no YouTube e;


✅ SICOB União Paraná -SP que tomou a dianteira em deixar suas redes sociais acessíveis em Libras, como a Campanha Solidária no Instagram .


Refletir sobre essa pesquisa deve nos deixar atentos sobre suas consequências sociais graves nestas eleições tão polarizadas.


10 milhões de VOTOS importam, você concorda?


Então bora apoiar a campanha (não política) Brasil pela Libras e tornar nossa responsabilidade individual e empresarial de tornar todos os canais audiovisuais +ACESSIVEIS EM LIBRAS, saiba como clicando aqui.


Use seu poder de consumidor adotando a #consumoporquêtemLibras 💪🏽



#pratodosverem Documento PDF em formato carrossel com 7 cards com o título ELEIÇÕES - RESPEITO PELA ACESSIBILIDADE EM LIBRAS? Todos os cards tem o título PESQUISA PROVA A FALTA DE RESPEITO COM A ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NAS ELEIÇÕES 2018. Com os prints feitos na pesquisa de Angelim e Nascimento 2022 com uma película transparente que traz o padrão estabelecido na ABNT pela NBR 15290/05 para a janela de Libras, que é 1/2 de altura por 1/4 da largura do tamanho da tela. Em que nenhum dos 13 candidatos à presidência passou nem perto de obedecer essa norma. As janelas de libras estão em tamanhos variados, todos muitos menores do que a norma estabelece, errando na posição, alguns até com símbolos e propaganda no local que deveria estar a imagem do Intérprete e inviabilizando o acesso à tradução. No penúltimo card repito a imagem do padrão correto e faço a chamada FAÇA DIFERENTE, FAÇA CORRETO e convido à apoiar a campanha Brasil pela Libras, com o logo do projeto, a #consumoporquêtemLibras, o QR code e os logos Linkedin Creators e Nathália Vieira.


2 visualizações0 comentário
bottom of page