Lançamento: Brasil pela Libras
- Nathalia Vieira
- 21 de ago. de 2022
- 4 min de leitura

Você quer fazer parte da solução, da mudança de verdade? Então, bora finalmente conhecer o meu projeto no Acelera Creators?
Para você que chegou agora, nesta semana compartilhei aqui no LinkedIn:

👉🏽os dados oficiais sobre Deficiência autiva e Surdez no Brasil;
👉🏽 os dados sobre a maior parte do nosso aprendizado ao longo da vida (70%😱) está nos meios informais que, por sua vez, se concentram nos canais audiovisuais (internet, TV, filmes, séries, Lives, podcasts, redes sociais...) 🎬📺💻🔭🎭🖥️📱📚
👉🏽 Vimos quanto a falta de acesso à informação e educação na Libras afeta a milhares de pessoas Surdas, muitas vezes bem ao nosso lado e não nos damos conta;
👉🏽Para piorar se pararmos para pensar que estes meios de comunicação, informação e aprendizado que citei estão na sua maioria NÃO ACESSIVEIS EM LIBRAS;
conseguimos entender a URGÊNCIA, sério, para ontem, a necessidade dessa realidade mudar e deixarmos de ser acessíveis em Libras só nas legislações e passarmos a ser >>> ACESSIVEIS EM LIBRAS NO DIA A DIA.
Você pode estar pensando: 'Mas Nathália e os surdos que não usam Libras, mas o português? E a legenda?"
Te respondo com outra pergunta: Você conhece o movimento 'Legenda para quem não escuta, mas se emociona'? Pois é, se ainda não conhece dá um google e acompanha meu raciocínio.
As pessoas surdas que usam a língua portuguesa tem tanto direito à acessibilidade do que os Surdos que tem a Libras como língua. Mas exatamente por compartilharem da mesma língua que a maioria do país eles tem mais acesso à informação, afinal conseguem ler na sua língua.
E, ainda mais, eles foram "privilegiados" por terem tido acesso à educação. Seja porque se tornaram surdos mais tarde, seja porque tiveram oportunidade de um acompanhamento fonoaudiólogico eficiente e suporte da família.
Por isso, eles já tem movimentos que militam por mais acesso às informações, educação, cultura e lazer através de legendas. Ainda que falte muito para o Brasil melhorar neste sentido.
Porém, e quanto aos Surdos que tem a Libras como sua primeira língua? O abismo de desigualdade é gigante😞
Mas estamos aqui não para reclamar, mas para encontrar uma solução. E assim entra o projeto BRASIL PELA LIBRAS aprovado pelo LinkedIn no programa de Aceleração para Creators.
Uma campanha por mais acessibilidade em Libras em todos os espaços, mas principalmente no audiovisual.

E quando digo AUDIOVISUAL entenda que não estou falando só de cinema, mas de TV, sites, canais do YouTube, Redes Sociais, Cursos, Treinamentos, Propagandas, Comunicação Interna e Externa das empresas e indústrias.
Todo canal que acessamos pelo ÁUDIO e/ou VISUAL é o foco.
O objetivo é que
CADA PESSOA;
CADA MARCA (pessoal ou coorporativa);
CADA EMPRESÁRIO (individual, micro, médio ou grande)
assuma SUA RESPONSABILIDADE em tornar o Brasil mais acessível em Libras, seremos todos um num movimento do BRASIL PELA LIBRAS.
Não vá embora agora pensando que você não tem nada haver com isso, que você já luta pela diversidade e inclusão de outros grupos menores e minorizados porque isso sim é uma desculpa, uma mentira que está contando para si mesmo.
ACESSIBILIDADE EM LIBRAS É RESPONSABILIDADE SUA
Afinal, Diversidade e Inclusão de verdade não vai acontecer milagrosamente. Só teremos mais justiça social se lutarmos pelo direito de acesso do outro como lutamos pelos nossos direitos. Juntos somos mais fortes, e a inclusão das pessoas Surdas perpassa cada tema que defendemos aqui.
Isto porquê as ESG e a revolução do conhecimento e da economia sustentável passa diretamente pelo social. O social que para melhorar e ser sustentável tem que se preocupar com aqueles que são aos vunerabilizados pelos nossos preconceitos culturais e estruturais.
Temos SurdAs, Surdos negros, Surdos Indígenas, Surdos LGBTQUIAPN+, Surdos etáristas... Surdos brasileiros como eu e você que tem seus DIREITOS LINGUÍSTICOS básicos negados e que consequentemente não tem acesso à DIREITOS HUMANOS fundamentais como direito à saúde, educação, trabalho e tantos outros.
Durante as próximas 6 semanas, no LinkedIn, vou compartilhar com vocês formas de se tornar mais acessível para todos na comunicação, mas especialmente em Libras.
Convido VOCÊ à assumir a sua responsabilidade individual e fomentar a responsabilidade coletiva.
Vamos adotar, seguindo e compartilhando, a #consumoporquêtemLibras em todos os espaços audiovisuais como forma de educar o mercado e o país.
Visite a Landing page do projeto para entender a proposta, conhecer o cronograma aqui no LinkedIn e saber como AGIR para mudar, clique aqui.
Compartilhe com sua rede daqui, das outras redes, nos seus projetos sociais, na sua marca pessoal, com os colegas de serviço, familiares, vizinhos e principalmente com as marcas e empresas que você consome.
Use seu poder individual. Use seu poder nos negócios. Use seu poder como consumidor para fazer a diferença juntos por um Brasil pela Libras.
Eu vou te dar o exemplo usando a #consumoporquêtemLibras e marcando algumas pessoas e empresas que podem aderir a campanha, seja porquê já agem para serem +acessíveis em Libras, ou porquê podem se tornar acessíveis e apoiar essa causa. E você, por onde vai começar?
#paratodosverem Vídeo de Nathália Vieira, mulher negra, jovem, cabelos cacheados, castanhos e curtos acima dos ombros, veste uma blusa preta com um blazer rosa chiclete. No canto inferior esquerdo tem um QR code com o logo do projeto Brasil pela Libras. No canto direito o logotipo Nathália Vieira, fundo branco. Legendas amarelas. Ao Longo do vídeo aparecem a imagem do Logotipo do LinkedIn Programa Acelerador de Creators no Brasil; a #consumoporquêtemLibras; o endereço www.nathalaivieiralibras.com.br; e no fim, um card preto com letras rosa escrito APOIE A CAMPANHA: com o logotipo abaixo e a mesma #.
留言