Qual a sua Dor??? - DADOS SOBRE SURDEZ
- Nathalia Vieira
- 10 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2022

Está curioso para saber qual foi o projeto que propus ao LinkedIn para ser escolhida no Programa Acelerador de Creators no Brasil???
Espero que sim, porquê o que vou apresentar para vocês ainda está semana tem muitoooooo valor, suor e potencial agregado, e depende de VOCÊ para dar certo.
Mas antes de falar na acessibilidade em Libras vamos pensar no público que necessita dela? Vem comigo!

No Brasil segundo os dados do último CENSO do IBGE há quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva.
O problema é que além da defasagem de tempo, porque o último CENSO foi em 2010, essa pesquisa não tinha nenhuma pergunta sobre:
👉🏽 Qual a língua dessas pessoas com deficiência auditiva - Libras ou Português?
👉🏽 Elas são alfabetizadas, semialfabetizadas, ou analfabetas em português?
👉🏽Quantas pessoas Surdocegas existem e qual forma de comunicação elas usam?
Dos 360 milhões de pessoas com deficiência autiva no mundo, a parcela que mora em países desenvolvidos, como nos E.U.A., têm uma realidade socioeconômica COMPLETAMENTE diferente da realidade brasileira.
Isto é super relevante quando falamos de acessibilidade. Pois é isso que torna necessário as LEGENDAS + LIBRAS (Tradução, Interpretação ou Guia-interpretação).
Por quê?
Simples, pensa comigo. Se as pesquisas acadêmicas apontam para grande defasagem na educação do ensino da 1° língua, a realidade piora ainda mais na defasagem dos demais conteúdos.
Daí entra outro dado importante, a andragogia, nicho criado por Malcolm Knowles na década de 1970, mostra que quando adultos:
🔴70% do que aprendemos é de forma INFORMAL;
🟡20% aprendemos no contato com outros e
🟢apenas 10% aprendemos na modalidade formal.
Isto significa que tudo que aprendemos informalmente através da TV, Web, Redes Sociais... Enfim por todos os canais audiovisuais está massivamente NÃO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS SURDAS.
Tanto por falta de legendas quanto por falta da janela de Libras.👀
E piora quando pensamos que os outros 20% está no contato com outros, já que as próprias pessoas Surdas e surdocegas como Marcela Helena Jahjah , Thierry Cintra Marcondes e Edmeia Cupertino relatam as incontáveis barreiras atitudinais e, principalmente, BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO que estão presentes:
• no trabalho; 👩🏽🏫👷👮🏾🧑💻🧑🔬🧑🎤
• na família; 👪👩❤️👩👨❤️👨🤱👶🧑🦰👨🏽🦳
• no comércio e; 💸💰💳🛍️🛒💍💊🍻📡
• nos canais de comunicação que permitem nos mantermos informados e desenvolvermos o autoaprendizado.🌐📱📺🎬🎭💿💻🔭📚

Já se colocou no lugar deles? Já pensou no que VOCÊ pode fazer?
Há algum tempo fui trabalhar no interior de Minas Gerais como Intérprete de Libras na rede estadual de ensino.
Sou de Belo Horizonte e trabalhei como formadora e avaliadora de Intérpretes no CAS, lá recebia vários casos e relatos de alunos Surdos sem nenhum Intérprete porque nas suas respectivas cidades não havia nenhum profissional para atender.
Fiz parte de um grupo de trabalho na Diretoria Estadual de Educação Especial (DESP), da época, junto com o Movimento Bilíngue da Comunidade Surda para pensar soluções.
No final fiquei cansada de quanto a "politicagem" engessa o sistema e perpetua a injustiça que é negar o DIREITO à educação básica para as crianças e jovens Surdos na sua língua natural, a Libras.
Por isso me demiti. Por isso também fui trabalhar na linha de frente, no interior de Minas, para tentar fazer diferença para quem importa, as pessoas Surdas.
E foi a experiência mais impactante que já tive em toda minha carreira!!!!🤯
Resumindo peguei uma designação para ser Intérprete de Libras de uma aluna surda no 1°ano do Ensino Médio e construímos juntas algo incrível em 3 anos.
Uma menina linda e muito inteligente, que sabia Libras, apesar da limitação linguística causada pela família não saber libras e a falta de contato com outros Surdos ou ouvintes fluentes lhe impunha.🧏🏻♀️
Essa menina, só havia tido um Intérprete no 6° ano do ensino fundamental. Todo o resto da sua "educação" tinha passado em branco, já que não tinha acessibilidade em Libras.
Foi um caminho duro. Ela tinha uma letra linda porque lhe mandavam copiar tudo, mas ela NÃO SABIA LER NEM ESCREVER.
👀Ela achava que a Terra é plana, porque os mapas nos livros são planos.
🫢Ela achava que avião, pirâmides, e outros países como Japão eram ficção, afinal a mãe sempre disse, na sua limitação, que o que passava na televisão era mentirinha.
🥲Ela interrompeu uma aula de física, em que a professora usou o exemplo da gravidade da Terra em comparação com a da Lua, por ficar fascinadaaaaa em descobrir que existe um universo, que a Terra está suspensa no espaço, que existe um espaço, galáxias etc.
As descobertas dela foram inúmeras e a vida dela mudou completamente por passar a ter ACESSO À INFORMAÇÃO, ter ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO.
Já se imaginou vivendo em completo isolamento? Em estar em meio as pessoas, mas ninguém falar sua língua e você não saber a língua local?
Essa é a DOR de muitas pessoas Surdas usuárias de Libras diariamente.😔
Vamos mudar isso?💡
Vem comigo, porque nas próximas 6 semanas, aqui no LinkedIn, com o Programa Acelerador de Creators no Brasil, VOCÊ vai ter a chance de AGIR para mudar essa injustiça!!!
Acompanhe a #AceleraCreatorLinkedIn no Linkedin e por aqui e descubra como😉

Comentários